Prefeitura de Arujá
Educação promove 2ª Parada Pedagógica
23-07-2018
Nesta segunda-feira (23/07), a Secretaria de Educação de Arujá realizou a 2ª Parada Pedagógica, que reuniu mais de 1.300 profissionais que atuam na rede municipal.

Sob o tema “A Educação nos Trilhos”, o evento foi realizado em diversos locais, entre eles o Clube União Arujaense, o Espaço Empreendedor, a EM Sidônia Nasser do Prado, o Casarão das Artes e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e abordou temas imprescindíveis para o aprimoramento do processo educacional.

Professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, cozinheiros, serventes, diretores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais que exercem suas atribuições nas unidades municipais participaram das capacitações.

Nos períodos da manhã e da tarde, o palestrante Valther Maestro falou sobre a Base Nacional Comum Curricular e as mudanças no Ensino para centenas de educadores no Clube União.

Já no Casarão das Artes, diretores e assistentes de direção participaram da Oficina “Gestores Esclarecidos, Professores Motivados: a Gestão da Escola e dos Sistemas Públicos”, conduzida pela palestrante Ellen Goulart.

Professores e coordenadores da educação infantil II terão dois momentos de formação, que incluem a palestra “Jogos e brincadeiras: O campo do movimento”, proferida pelo especialista Vladimir Torres Cavalcanti nesta segunda, 23, e o tema “O desenvolvimento neuromotor e cognitivo das crianças”, que será tratado pela Dra. Tatiana Zanforlin nesta terça-feira, 24.

A EM Sidônia, por sua vez, abrigou uma formação sobre o “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, direcionada aos professores e coordenadores do ensino fundamental, sobretudo do 4º ano.

Secretários, escriturários e agentes de apoio participaram de um alinhamento alusivo às rotinas de trabalho nas secretarias escolares. O encontro foi conduzido pelo técnico do Setor de Planejamento Escolar, Iraedson José da Silva e, de acordo com os participantes, foi muito esclarecedor, abordando principalmente as novas concepções acerca do sistema Secretaria Escolar Digital (SED) e da Central de Vagas.

No mesmo local, cozinheiros receberam orientações e “Atualização em Técnicas Aplicadas no Serviço de Alimentação Escolar”, em palestra conduzida pelas nutricionistas da Central de Abastecimento, enquanto inspetores e agentes de apoio receberam esclarecimentos sobre primeiros socorros, em oficina conduzida por oficiais do Corpo de Bombeiros de Arujá.

Por fim, os serventes que atuam na rede participaram de uma palestra proferida pelo funcionário Vicente Silvestre, realizada no Espaço Empreendedor e que abordou o tema “Consumo Consciente”.

De acordo com a secretária de Educação, Priscila Sidorco, a formação é muito importante para o crescimento profissional dos servidores da rede e principalmente para a população, que passa a receber um serviço de melhor qualidade. Ela e o diretor financeiro da Secretaria, Caio Araújo, estiveram durante todo o dia visitando os locais das oficinas e conversando pessoalmente com os colaboradores da Pasta.

“Nosso objetivo é melhorar o ensino, valorizando cada colaborador, com a certeza de que podemos aprimorar nosso trabalho a cada dia”, disse.
Veja também