Prefeitura de Arujá
Meio Ambiente pleiteia verba para parque
30-08-2018
A Secretaria de Meio Ambiente de Arujá pleiteará recursos de até R$ 500 mil ao Fundo Nacional do Meio Ambiente para investir no parque urbano do Jardim Fazenda Rincão. O diagnóstico e os detalhes da proposta do futuro espaço público foram apresentados nesta quinta-feira (30/08) pela secretária Ionara Fernandes, durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

O parque conterá pistas de caminhada e patins, bicicletário, academia ao ar livre, quadra de areia, espaços kid's e de leitura, horta comunitária de estímulo à produção orgânica, entre outras áreas e atividades.

Com a construção da sede em andamento desde 5 de junho por meio de um investimento da empresa CF IV Logística, mediante assinatura de um Termo de Compromisso Administrativo (TCA) com a Prefeitura, a administração municipal agora planeja os investimentos para conclusão do espaço ambiental que será também a futura sede da Secretaria de Meio Ambiente.

Durante a reunião, a secretária mostrou imagens da área em diferentes épocas para explicar as adaptações que foram feitas no projeto do parque, com o aval da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb). Uma delas é a descaracterização de um curso d'água que teve sua nascente aterrada desde a década de 80.

“Com base em diversas análises de técnicos ambientais, verificou-se que o canal está seco por consequência de intervenções humanas de uma época que não havia tantas regras ambientais como hoje. Por isso a melhor estratégia é a descaracterização do curso d'água que se encontra seco, para darmos andamento no projeto do parque”, explicou.

Outro objetivo do parque é a restauração da Área de Preservação Permanente (APP) de uma nascente recentemente descoberta, a proteção de áreas verdes e criação de projetos de educação ambiental, entre outras.

Além de representantes do Comdema, como o presidente Oswaldo Barbosa Coutinho Júnior, e servidores da Secretaria, participou da reunião a vereadora Ana Poli.
Veja também