Prefeitura de Arujá
Água: Fórum teve equipe do Meio Ambiente
19-09-2018
Gestão de mananciais, Plano de Bacias do Alto Tietê e pagamento por serviços ambientais estão entre os assuntos discutidos no 1º Fórum Regional da Água, organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) em Salesópolis. A equipe de Meio Ambiente de Arujá, incluindo a secretária Ionara Fernandes, participou.

O evento ocorreu na terça-feira (18/09) na semana do Dia do Rio Tietê, que nasce em Salesópolis, e teve a participação da assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Márcia Nascimento, o gerente nacional de água da The National Conservancy (TNC), Samuel Barreto, o presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat), Hélio Suleiman, o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Sabesp, Márcio Gonçalves de Oliveira, entre outros técnicos e autoridades do assunto, entre as quais o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi.

O plano de investimentos na região, a captação da água no Rio Tietê, os desafios do serviço autônomo de água foram os demais assuntos debatidos durante os painéis do evento. O período da tarde foi dedicado a uma visita ao Parque Nascente do Tietê.

Conforme contextualiza a secretária de Meio Ambiente de Arujá, o Alto Tietê é um dos maiores produtores de água da Grande São Paulo e este é o momento de reflexão sobre como este recurso é utilizado e como incentivar moradores de áreas de proteção aos mananciais a continuarem preservando.

“Os municípios ficam sem poder usar estas áreas para garantir qualidade e quantidade de água para abastecer a Grande SP, mas têm sua economia prejudica. A gente está buscando formas de manter a preservação da água e encontrar um caminho de incentivo à proteção, como o pagamento por serviços ambientais, por exemplo”, disse Ionara.
Veja também